sábado, 14 de abril de 2007

Quercus - uma aliada na defesa da Escola Pública


Prezados Amigos

A importâcia do ensino público é uma realidade indissociável da capacidade de formar cidadãos. Pela sua abrangência e pela inserção nas realidades sociais, a escola pública permite vencer barreiras criadas pelas desigualdades e injustiças existentes na nossa sociedade. Seria impensável recuarmos mais de um século de luta, de formação e intervenção na sociedade, privilegiando os sistemas privados, degradando e manietando a esfera do ensino público e, com isso, condenando milhares de cidadãos à ignorância, à obediência acrítica, à incapacidade de transformar a realidade da sua própria vida e do meio envolvente.
As tentativas a que vem estando sujeito todo o sector, com a degradação de carreiras, horários e possibilidades de promoção nas carreiras dos professores; a precarização dos seus laços laborais, aumentando incertezas e frustrando expectativas em relação ao futuro, reflectem-se não só na qualidade de ensino, mas também na estabilidade dos próprios alunos. Não poderemos ter um ensino de qualidade degradando as condições dos seus docentes. Também o encerramento de escolas, a pretexto de falta de alunos, a desqualificação do espaço, ou rentabilização do investimento no sector escolar, demonstram, de forma cabal, a intenção de produzir nas escolas não o conhecimento e a criatividade, mas apenas mão de obra, mais ou menos especializada, direccionada exclusivamente para a produção; a falta de investimento na parte prática do ensino, de que deveria ser exemplo o apetrechamento de laboratórios das várias áreas do saber; a limitação do ensino às paredes da escola; a falta de conhecimento em relação às instituições da administração e seu funcionamento, retiram também a capacidade das escolas gerarem cidadãos capazes de intervir activamente, não se dispondo apenas à vontade dos seus patrões ou governantes. Mas é para tudo isto que a escola deveria servir, e a escola pública em particular, como esteio de um futuro que se prende equilibrado económica, social e ambientalmente. É nestes pilares que assenta o futuro, é a estes pilares que organizações ligadas ao ambiente e desenvolvimento, chamam a sustentabilidade. São estes vectores que traçam o rumo de uma sociedade mais justa e mais solidária. Neste sentido, com o seu projecto de Agenda 21 Escolar, o Núcleo de Lisboa da Quercus, delimita claramente os objectivos que almeja para esse futuro, cooperando com a escola na transmissão de ferramentas que permitam ao cidadão intervir já hoje e no futuro na transformação da realidade. Neste sentido também, não poderíamos deixar de vos saudar e solidarizar neste momento de defesa intransigente de um ensino de qualidade, numa escola pública aberta à sociedade e ao futuro. Saudamos este vosso encontro e fazemos votos de novos e frutuosos encontros na defesa deste ideal comum.

O Presidente do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus - A.N.C.N

Carlos A. F. de Moura

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