segunda-feira, 2 de julho de 2007

Comissão de Defesa da Escola Pública: Almoço de Confraternização

Almoço de Confraternização e Debate

Parque dos Índios – Mata de Monsanto

10 de Julho -13h

Ao longo de um ano lectivo altamente conturbado, partilhámos sentimentos de grande inquietação e debatemos as condições de aprendizagem dos alunos – no quadro do encerramento de milhares de escolas e jardins-de-infância, de desmantelamento das equipas de Ensino Especial, da privatização do ensino de disciplinas curriculares constantes do Programa nacional.

Vivemos as consequências da maior ofensiva de que há memória contra os professores e educadores – através da imposição de um novo regime jurídico da sua vida profissional, subvertendo por completo o conteúdo do ECD institucionalizado há menos de 20 anos.

Convictos de que a democracia se defende exercendo-a, e que este exercício cabe a todos e a cada um de nós – procurámos contribuir, com os meios que são os nossos, para ajudar a alimentar uma linha de intervenção em algumas escolas, sobretudo do Concelho de Oeiras.

Uma linha de intervenção que parte da defesa do Sistema Nacional de Ensino – conquista do 25 de Abril – em ligação com o respeito pelo mandato dado pelo povo português aos deputados do PS, colocados em maioria absoluta na Assembleia da República, nas legislativas de Fevereiro de 2005.

Um mandato que exige um Governo com um programa de medidas socialistas, incompatível com as directivas da União Europeia.

Publicámos esta linha de pensamento em vários boletins da Escola Pública, em ligação com as situações concretas que são vividas nas escolas e na sociedade portuguesa.

Mostrámos que não se trata apenas de uma situação “portuguesa”, mas sim de uma realidade que – embora assumindo formas específicas em cada país – tem uma dimensão internacional.

Realizámos um Encontro que juntou sindicalistas, professores, pais de alunos e estudantes do Ensino Superior.

Aguardamos ser recebidos pelos deputados do PS – a quem já foi pedida uma audiência – na base de uma Carta já subscrita por cerca de duas centenas e meia de pessoas ligadas ao ensino.

Pensamos que é altura de fazer um balanço de toda esta intervenção.

Foi útil? Foi importante?

O que se poderia ter feito melhor? O que não se realizou suficientemente bem?

Vamos continuar no próximo ano lectivo? Com que eixos de intervenção? Que perspectivas?

Para falarmos deste tema, estamos agora a programar a realização de um convívio informal – a seguir a um almoço de confraternização – a realizar, em princípio, no próximo dia 10 de Julho.

Algés, 28 de Junho de 2007

A Comissão de Defesa da Escola Pública

A escolha do local foi a pensar nas crianças que possam também ir e nas nossas bolsas. As refeições têm o preço de um restaurante normal.

Pedimos que nos respondam até ao dia 7 de Julho, para podermos avisar o restaurante, caso haja um número maior.

Em breve enviaremos o mapa indicando o caminho.

Contactos:carmelinda_pereira@hotmail.com;Telefone:966368165(AdéliaGomes) degomes@gmail.com 963264728

Sem comentários: