quinta-feira, 15 de março de 2007

Vai bater à nossa porta...

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu o encerramento, no próximo ano lectivo, de 900 escolas de reduzida dimensão do 1º ciclo.
"Se o conseguirmos fazer, o país tem resolvido este problema das escolas de reduzida dimensão e das escolas abandonadas".
"Se elas se encerrarem, nós temos menos essa dor de cabeça e enfrentamos o futuro com outra disposição. Então [o país] está em condições de enfrentar o desafio da construção dos centros escolares, da modernização das escolas".

Aqui está o plano tecnológico proposto por este governo, a qualificação dos trabalhadores e o desenvolvimento e combate à desertificação do interior. Tudo tretas e que não passam da aplicação do plano de privatização do ensino publico. É evidente que não há privado que queira explorar uma escola pequena e com poucos alunos, mas que dizer de uma escola nova, grande e com uma quantidade razoável de alunos? A transformação das escolas, ou agrupamentos de escolas, em empresas com gestão própria, já está a acontecer. O resto, virá nos próximos capítulos. Está a acontecer na saúde e vai acontecer na educação.

PS: Se fechar escolas tem resolvido o problema de escolas abandonadas? Se estão abandonadas não estão já fechadas? Deve andar a bincar connosco a Ministra.

(A aldraba da Educação
in WEHAVEKAOSINTHEGARDEN)


Sem comentários: